Déficit renal e fatores associados em crianças nascidas com baixo peso

Gisele Meinerz, médica nefrologista do Programa de Fellowship em Gestão Editorial, Sociedade Brasileira de Nefrologia, São Paulo, SP, Brasil.  

Logo do periódico Brazilian Journal of Nephrology.

O estudo brasileiro Déficit renal e fatores associados em crianças nascidas com baixo peso, realizado pela Dra. Marynéa Silva do Vale e colaboradores, avaliou o impacto do baixo peso ao nascer (BPN) na função renal. Contextualizando, cerca de 8.5% dos nascimentos anuais no Brasil são considerados de baixo peso, e existem evidências de que os fatores determinantes de baixo peso ao nascer estão associados a déficit de função renal na vida adulta.

Segundo a autora, os avanços técnico-científicos na neonatologia permitiram uma maior sobrevivência de recém-nascidos prematuros, e hoje estamos qualificando cada vez mais profissionais para o acompanhamento das sequelas relacionadas à prematuridade. A prematuridade, definida como nascimento antes de 37 semanas de gestação, é um desafio significativo em saúde pública, associada não apenas ao BPN, mas também a uma série de condições clínicas e epidemiológicas. Ambos, prematuridade e BPN, são considerados indicadores de desfechos adversos à saúde, incluindo o surgimento de doenças crônicas na idade adulta. 

Resumo gráfico do artigo "Déficit renal e fatores associados em crianças nascidas com baixo peso", apresentando os métodos e resultados da pesquisa

Imagem: Brazilian Journal of Nephrology.

Neste contexto, há evidências de que os rins de bebês prematuros têm menor quantidade de néfrons, e podem desenvolver mecanismos compensatórios com hiperfiltração glomerular, impactando a função renal na idade adulta. 

O estudo analisou 154 crianças de 6 meses a 6 anos de idade, que haviam nascido com peso inferior a 2.500g e estavam em acompanhamento ambulatorial especializado. Um terço das crianças apresentava alteração de função renal, uma prevalência bastante elevada, e com associação significativa com baixo peso ao nascer e uso de nefrotoxinas no período perinatal. “Estes achados reforçam a necessidade de avaliar a função renal destas crianças, especialmente aquelas que usam medicamentos nefrotóxicos e urge que os pediatras e neonatologistas estabeleçam protocolos nesse sentido”, afirma a autora.

Para ler o artigo, acesse

VALE, M.S., et al. Déficit renal e fatores associados em crianças nascidas com baixo peso. Braz. J. Nephrol. [online]. 2023, vol. 00, no. 00, pp. 00 [viewed 07 February 2024]. https://doi.org/10.1590/2175-8239-JBN-2022-0154pt. Available from: https://www.scielo.br/j/jbn/a/CjkPprQMtFGYCBgMQ3ds4Lc/  

Links externos

Brazilian Journal of Nephrology – SciELO: www.scielo.br/jbn/

Brazilian Journal of Nephrology – BJN: https://www.bjnephrology.org/ 

Brazilian Journal of Nephrology – Redes Sociais: Twitter | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MEINERZ, G. Déficit renal e fatores associados em crianças nascidas com baixo peso [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/03/22/deficit-renal-e-fatores-associados-em-criancas-nascidas-com-baixo-peso/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation