Estudo aponta micro-organismos atuantes na remediação de solo degradado por agroquímicos

Maria Luiza De Grandi, jornalista da revista Ciência Rural. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Adriano Jakelaitis, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde. Rio Verde, Goiás, Brasil. 

Logo of the Ciência Rural journalO uso de agroquímicos como os herbicidas, resulta em impactos ambientais no solo. Dessa forma, é cada vez mais necessário que sejam empregados nos mesmos tecnologias sustentáveis para diminuir os contaminantes. Exemplo de agroquímico amplamente utilizado é a hexazinona, herbicida do grupo químico das triazinonas, utilizado na cultura da cana-de-açúcar (TONIETO & REGINATO, 2014). Com o objetivo de selecionar micro-organismos tolerantes à hexazinona que apresentem capacidade de solubilização de fosfato e preparar inoculantes associados à planta na remediação de solo contaminado com hexazinona, pesquisadores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) desenvolveram a pesquisa Seleção de micro-organismos e preparo de inoculantes com potencial de aplicação na remediação de solo contaminado com hexazinona. O artigo foi publicado no periódico Ciência Rural (vol. 51, nº 6).

Os pesquisadores coletaram vinte amostras de solo, a uma profundidade de dez centímetros, em uma localidade com histórico de aplicação do herbicida hexazinona, em Rio Verde, Goiás. As amostras foram homogeneizadas para obtenção de uma amostra composta. Os micro-organismos foram isolados por meio de diluição seriada, semeados em 1 g de solo e diluídos em nove mL de solução salina (0,85%). Por meio da pesquisa, foram selecionados micro-organismos de solo tolerantes ao herbicida hexazinona, que é muito utilizado no Brasil na cultura de cana-de-açúcar. Os isolados selecionados que apresentaram tolerância foram identificados através da técnica de PCR como: Microbacterium arborescens; Bacillus pumilus; Stenotrophomonas maltophilia; Bacillus cereus; e Bacillus safensis. Outra característica avaliada para a seleção foi a capacidade de solubilização de fosfatos, que permite a disponibilização de fósforo, um macronutriente essencial para as plantas, fator que pode beneficiar seu crescimento, traço evidenciado pelos isolados B. pumilus e S. maltophilia.

Imagem: Adriano Jakelaitis.

De acordo com Adriano Jakelaitis, um dos cientistas que atuou na pesquisa, as características desses isolados podem ser uma alternativa sustentável para biorremediação de solo contaminado com hexazinona. A biorremediação se trata de uma técnica sustentável, já que utiliza organismos vivos para recuperar ambientes contaminados por substâncias recalcitrantes. “Tal alternativa pode auxiliar na melhoria da qualidade do solo, bem como a disponibilização de nutrientes para plantas, auxiliando no seu crescimento”, explica.

A pesquisa se destaca por conta do aumento pela demanda de alimentos e crescente consumo de herbicidas para a melhoria da produtividade, o solo e água poder ser afetados com o excesso de agroquímicos. “Esta técnica pode auxiliar na mitigação de impactos negativos ocasionados pelo uso do herbicida hexazinona, e incentivar a ampliação de pesquisas e alternativas sustentáveis para recuperação de solos contaminados”, acrescenta o pesquisador.

Leia mais

TONIETO, T. and REGINATO, J. Effects of straw decomposition degree on leaching and weed control efficacy of tebuthiuron and hexazinone in green sugarcane harvesting. Planta Daninha [online]. 2014, vol. 32, no. 4, pp. 808-815 [viewed 4 January 2022]. https://doi.org/10.1590/S0100-83582014000400016. Available from: https://www.scielo.br/j/pd/a/tYk3SnZFL9XBK3L68xpvRDr/?lang=en

Para ler o artigo, acesse

SANTOS, V.S., et al. Seleção de microrganismos e preparo de inoculantes com potencial de aplicação na remediação de solo contaminado com hexazinona. Ciência Rural [online]. 2021, vol. 51, vol. 6, e20200263 [viewed 4 January 2022]. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20200263. Available from: https://www.scielo.br/j/cr/a/NKf9wYDFwVN9SVFC6Rhkb5w/abstract/?lang=pt

Link(s)

Ciência Rural: http://coral.ufsm.br/ccr/cienciarural/

Ciência Rural – SciELO: https://www.scielo.br/j/cr/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GRANDI, M.L. and JAKELAITIS, A. Estudo aponta micro-organismos atuantes na remediação de solo degradado por agroquímicos [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/01/10/estudo-aponta-micro-organismos-atuantes-na-remediacao-de-solo-degradado-por-agroquimicos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation