Estudo aponta que teste do anel do leite pode ser feito em amostras com Bronopol

Maria Luiza De Grandi, jornalista da Ciência Rural. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Guilherme Nunes de Souza, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. 

Logo do periódico Ciência Rural

A brucelose é uma doença zoonótica, causada por bactérias do gênero Brucella SP e pode ser transmitida ao ser humano pelo contato direto (manejo) ou indireto (consumo de alimentos lácteos não pasteurizados) de animais de produção, como bois, vacas, ovelhas, búfalos, porcos, entre outros, ou pelo contato com animais de companhia (cães). 

O teste do anel do leite (TAL) é uma das formas utilizadas para identificar a doença, em nível de rebanho leiteiro. Dessa forma, pesquisadores da Universidade Presidente Antônio Carlos – Campus Juiz de Fora (UNIPAC), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), avaliaram se o TAL pode ser utilizado em amostras de leite com conservador (Bronopol®), coletado para contagem de células somáticas (CCS), que é utilizado para monitoramento de mastite. 

Os resultados apontaram que não houve interferência do Bronopol® na cor no momento da leitura do TAL, sugerindo que as mesmas amostras de leite poderiam ser usadas para monitorar mastite e brucelose. O artigo Teste do anel em amostras de leite conservadas com Bronopol® foi publicado na Ciência Rural (volume 53, nº 1). 

Fotografia de uma vaca com a cabeça apoiada em uma cerca. Ao fundo, é possível ver um campo gramado, que está desfocado.

Imagem: Pixabay.

Foram analisadas 38 amostras de leite de tanque de resfriamento de propriedades produtoras de queijos minas artesanais com o teste do anel em leite, preconizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). “A pesquisa identificou que amostras de leite rotineiramente coletadas pelas indústrias beneficiadoras de leite para análises de CCS e componentes podem também ser utilizadas para monitoramento da brucelose, sem qualquer interferência do conservante Bronopol, facilitando, assim, a logística de coleta dessas amostras.”, explica Juliana Mendonça, uma das autoras do estudo. 

A pesquisa inédita na área vem para auxiliar a vida do produtor, facilitando a logística de coleta de amostras para vigilância de brucelose nas propriedades leiteiras, através da utilização de amostras rotineiramente coletadas para análises de CCS e componentes nos laboratórios da Rede Brasileira de Qualidade do Leite, sem prejuízo nos resultados dos testes. “Os resultados ajudam a desenvolver uma proposta para melhorar a vigilância da brucelose em propriedades leiteiras, através da utilização de amostras rotineiramente coletadas nas propriedades para outras análises, sem prejuízo dos resultados.”, conclui Juliana. 

Para ler o artigo, acesse

MENDONÇA, J.F.M., et al. Ring test in milk samples preserved with Bronopol®. Cienc. Rural [online]. 2023, vol. 53, no. 1, e20210647 [viewed 15 December 2023]. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20210647. Available from: https://www.scielo.br/j/cr/a/37BRjYcgr5kLmKjxccS4FFw/ 

Links externos

Ciência Rural – CR: https://www.scielo.br/cr/

Ciência Rural – Site: http://coral.ufsm.br/ccr/cienciarural/

Ciência Rural – Redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DE GRANDI, M.L. and SOUZA, G.N. Estudo aponta que teste do anel do leite pode ser feito em amostras com Bronopol [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/12/15/estudo-aponta-que-teste-do-anel-do-leite-pode-ser-feito-em-amostras-com-bronopol/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation