Probióticos influenciam o comportamento alimentar de indivíduos após cirurgia bariátrica?

Ligia de Oliveira Carlos, nutricionista e doutora pela Universidade Federal do Paraná em Clínica Cirúrgica, Curitiba, PR, Brasil.

Antonio Carlos L. Campos, Professor Titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná.

Logo do periódico ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)A prevalência de transtornos alimentares tem aumentado no Brasil e no mundo. A cirurgia bariátrica é muito efetiva em reduzir excesso de peso, porém sabe-se que os transtornos alimentares podem persistir após a cirurgia e, inclusive, contribuem para o re-ganho de peso de boa parte dos pacientes depois da cirurgia bariátrica. O principal tratamento para transtornos alimentares é a psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos psicotrópicos. Muito se estuda sobre o eixo intestino-microbioma- cérebro atualmente, mas será que se utilizássemos algum produto de ação intestinal impactaria o comportamento alimentar de indivíduos que passam por cirurgia bariátrica?

Foi esta questão norteadora que conduziu o estudo do doutorado da nutricionista e pesquisadora Dra Ligia de Oliveira Carlos, publicado na edição de julho dos Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (ABCD), intitulado Suplementação de probióticos atenua compulsão e vício alimentar um ano após cirurgia bariátrica por bypass gástrico em y de roux: um estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado, orientada pelo professor e pesquisador Dr. Antonio Carlos Ligocki Campos, e Dra Ligia e sua equipe avaliaram 101 indivíduos com obesidade que iriam passar pela cirurgia bariátrica conhecida como bypass gástrico de Y-de-Roux, no Hospital Santa Casa de Curitiba. Atualmente esta é a técnica cirúrgica mais realizada no Brasil, tanto pelo SUS quanto em atendimento particular.

Os pesquisadores detectaram que 23% dos pacientes apresentavam transtorno da compulsão alimentar e/ou vício alimentar antes da cirurgia. Sete dias após a cirurgia bariátrica, os pacientes foram divididos em dois grupos: metade recebeu suplemento contendo probióticos e a outra metade recebeu um produto placebo com as mesmas características, porém sem probióticos. Nem os pacientes nem os pesquisadores sabiam qual produto o paciente estava tomando (Estudo duplo cego).Todos fizeram uso dos suplementos diariamente por 90 dias, quando foram novamente avaliados.

Garoto com batatinhas na mão levando até a boca

Imagem: Pexels.

Nesta fase precoce sabe-se que a tendência é dospacientes aderirem às recomendações nutricionais. De fato, apenas dois indivíduos ainda apresentaram diagnóstico para vício alimentar e apenas um para compulsão alimentar. Não houve diferença estatística entre os grupos. Entretanto, com o passar do tempo a tendência é a recorrência dos sintomas.

Um ano após a cirurgia bariátrica, 44 pacientes apresentaram-se para avaliação e os indivíduos que consumiram suplemento de probiótico tiveram 35% menos pontuação no score de transtorno da compulsão e sintomas de vício alimentar quando comparados com os indivíduos que tomaram o placebo.

Este foi o primeiro estudo que utilizou probióticos em pacientes no pós-operatório de cirurgia bariátrica com o objetivo de avaliar o comportamento alimentar. Controlar estas desordens alimentares de forma segura, efetiva e com o mínimo de efeitos colaterais tem sido o objeto de muitas pesquisas cientificas. A utilização de probióticos se mostrou promissora e o grupo de pesquisa conclui que há necessidade de continuar estudando estes produtos em diferentes momentos, antes e após a cirurgia bariátrica, para amenizar os sintomas de desordens alimentares evitando o reganho de peso e melhorando a qualidade de vida destes indivíduos.

Referências

CRYAN, J.F., et al. The Microbiota-Gut-Brain Axis. Physiol Rev. [online]. 2019, vol. 99, no. 4, pp. 1877-2013 [viewed 02 December 2022]. https://doi.org/10.1152/physrev.00018.2018. Available from: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/physrev.00018.2018.

Para ler o artigo, acesse

CARLOS, L.O., et al. Probiotic supplementation attenuates binge eating and food addiction 1 year after roux-en-y gastric bypass: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial.  ABCD, arq. bras. cir. dig. [online]. 2022, vol. 35, e1581 [viewed 02 December 2022]. https://doi.org/10.1590/0102-672020210002e1659. Available from: https://www.scielo.br/j/abcd/a/95rkXVwc4cGLTM5xq8Chgwv/.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CARLOS, L.O. Probióticos influenciam o comportamento alimentar de indivíduos após cirurgia bariátrica? [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/12/02/probioticos-influenciam-o-comportamento-alimentar-de-individuos-apos-cirurgia-bariatrica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation