Rios e riachos da bacia Amazônica brasileira estão saturados de dióxido de carbono

Ronaldo Angelini, Editor Associado da Acta Limnologica Brasiliensia; Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Logo do periódico Acta Limnologica BrasiliensiaO trabalho científico Mapeamento da variabilidade na saturação de CO2 em rios amazônicos em larga escala indica áreas subsaturadas, publicado na Acta Limnologica Brasiliensia, traz informações sobre a saturação de Dióxido de Carbono (CO2) de 419 localidades aquáticas da Bacia Amazônica. A pesquisa buscou entender como esta saturação varia entre os três tipos de águas dos rios amazônicos (águas brancas, claras e pretas) e durante os processos de seca/enchente destes rios e bacias. As amostras ocorreram em 2003 e 2004 e foram realizadas com um hidroavião, permitindo a coleta em locais de difíceis acessos, especialmente no período de águas baixas.

Os autores do artigo são da Universidade de Radbourd (Holanda) e das Universidades Federais de Juiz de Fora, São Carlos e Rio de Janeiro. Os pesquisadores estavam interessados em saber se as águas amazônicas absorvem ou liberam gás carbônico na atmosfera. A iniciativa é parte de um esforço maior chamado “Brasil das Águas”, que busca entender o papel da Bacia Amazônica na absorção de gás carbônico atmosférico, considerado a principal causa das mudanças climáticas. Ressalta-se o trabalho do aviador Gérard Moss e sua esposa Margi Moss que coletaram as mais de 500 amostras deste trabalho utilizando o método de hidroavião, até então inédito no Brasil, rendendo-lhes o prêmio internacional Von Martius em 2004.

Mapa centrado na Amazônia. Duas setas vermelhas apontando para cima na parte norte do mapa. A legenda diz “CO2 supersaturation prevails”. Na parte sul, uma única seta azul apontada para baixo. A legenda diz “low pCO2 in some tributaries”. Uma linha azul liga a parte superior esquerda da Amazônia com o litoral na parte superior direita da Amazônia. Uma segunda linha parte de uma bifurcação da linha azul na parte direita superior do mapa e vai até a parte inferior. No canto superior esquerdo da imagem, a foto de um avião sobre um rio.

Imagem: Sarian Kosten, 2023.

Os resultados mostram que, em geral, os rios amazônicos estão supersaturados de gás carbônico, isto é, eles mais liberam CO2 para a atmosfera do que o absorvem. Dada a grandiosidade da área e diversidade dos habitats amazônicos, também se constatou que muitos rios menores são subsaturados, ou seja, eles absorvem gás carbônico, informação que pode auxiliar na gestão e conservação de habitats até então considerados pouco relevantes neste tema.

As duas principais bacias que mais absorvem do que liberam o carbono na Amazônia são Xingu e Tapajós. Essa absorção ocorre principalmente nas águas baixas, quando o crescimento de plantas e algas aquáticas tende a ser maior, especialmente nestes rios de águas claras que permitem maior entrada de luz solar, facilitando a fotossíntese. No entanto, estas bacias somadas se restringem a pouco menos de 10% da região amazônica total. Mesmo assim, estas duas bacias são especuladas para novos projetos hidrelétricos, o que aumentaria o impacto sobre elas, podendo modificar o seu papel na absorção de CO2.

Para ler o artigo, acesse

KOSTEN, S. et al. Mapping variability in CO2 saturation in Amazonian rivers at a large spatial scale indicates undersaturated areas. Acta Limnol. Bras. [online]. 2023, vol. 35, e3. [viewed 4 April 2023]. https://doi.org/10.1590/S2179-975X6022. Available from: https://www.scielo.br/j/alb/a/ncHgLyNgYLLLVdcbYNJwJLK/

Links externos

Acta Limnologica Brasiliensia – ALB: https://www.scielo.br/j/alb/

Site oficial da Acta Limnologica Brasiliensia: https://www.actalb.org/

Acta Limnologica Brasiliensia – Twitter: https://twitter.com/limnologica

Sarian Kosten – Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2031-0965

Projeto Brasil das Águas: www.brasildasaguas.com.br

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ANGELINI , R. Rios e riachos da bacia Amazônica brasileira estão saturados de dióxido de carbono [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/04/04/rios-e-riachos-da-bacia-amazonica-brasileira-estao-saturados-de-dioxido-de-carbono/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation