Técnica de maceração do malte inova o processo de produção de cervejas sem álcool

Fabiana Sabadini Rezende Niglio, Coordenadora de Comunicação do Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, SP, Brasil.

Silvia Pimentel Marconi Germer, Editora adjunta do Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, SP, Brasil.

Logo do periódico Brazilian Journal of Food Technology

Mudanças significativas no consumo de bebidas têm sido observadas nos últimos anos no Brasil, com destaque para o crescente interesse por cervejas sem álcool. Esse movimento acompanha a tendência mundial por hábitos mais saudáveis. Contudo, a maior parte das tecnologias para a obtenção da bebida resultam em produtos muito diferentes dos tradicionais. Pequenas alterações no processo resultam em modificações no perfil sensorial, e o menor teor de etanol também influencia a qualidade da bebida (Szollosi et al., 2016; Ledley et al., 2023a). Por sua vez, os processos mais sofisticados envolvidos na produção da cerveja sem álcool impactam o preço de venda, ajudando a explicar o baixo consumo (Morado, 2009; Silva et al., 2009; Branyik et al., 2012). 

Em busca de novas alternativas tecnológicas para a produção de uma bebida com qualidade sensorial, pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Centro Universitário Campo Real exploraram a técnica do Cold Mash (maceração a frio). O estudo foi publicado como Cold mash na obtenção de mosto cervejeiro com baixo teor de carboidratos: um estudo de brasagem, no volume 26 (2023) do periódico Brazilian Journal of Food Technology.

A maceração é uma importante etapa do processo de produção da cerveja, na qual o malte é misturado com água. O objetivo é converter o amido em açúcares, que produzirão o álcool na etapa de fermentação, assim como extrair compostos solúveis do malte, formando o sabor e o aroma característicos da bebida. A técnica de Cold Mash consiste em realizar essa etapa em baixas temperaturas por tempos mais longos em comparação aos processos convencionais. Com isso, a produção de açúcares (e consequente do álcool) é menor, porém as características sensoriais da bebida são mantidas, ou mesmo melhoradas. 

Os experimentos foram realizados variando a temperatura e o tempo de maceração de acordo com um planejamento fatorial em dois níveis, de 7 ºC e 9 ºC, e 12 e 24 horas, respectivamente. Os mostos obtidos foram caracterizados quanto ao teor de proteína, pH, cor instrumental, acidez e teor de extrato (açúcares).  

Copo com a cerveja produzida no experimento à frente de um fundo gerado no Canva.

Imagem: elaboração dos autores.

Os resultados mostraram que o teor de extrato apresentou valores em torno de 6 oBx, enquanto o mosto tradicional resulta em 11 e 12 oBx. O teor de proteína obtido foi de 0,12 a 0,13%, abaixo do relatado na literatura para os processos convencionais. O excesso de proteína na cerveja pode provocar turvação ou formação de depósitos. Quanto ao pH, os resultados ficaram em torno de 6,0, pouco acima do usual para o mosto cervejeiro (5,2 a 5,6). Manter o pH próximo dessa faixa é importante para a consistência e qualidade da bebida final.

Os pesquisadores destacam que a utilização da técnica foi adequada para redução dos açúcares no mosto, bem como para a melhoria de propriedades sensoriais. O estudo indica que o tempo de maceração de 24 horas é o mais interessante, resultando em maior intensidade de cor, sabor e aroma maltados.

“O objetivo deste estudo é abrir espaço para o desenvolvimento de um produto inovador, utilizando a aplicação da técnica da maceração a frio. Buscou-se desenvolver um novo método para obter cervejas de alto padrão de qualidade”, comenta Gabriela Dalberto.

O resultado representa um avanço tecnológico que pode beneficiar cervejeiros artesanais e industriais na produção de bebidas com baixos teores de álcool, ou mesmo livre do composto, sem, contudo, comprometer a qualidade da bebida, resultando em um produto mais saudável.

Referências

BRANYIK, T., et al. A review of methods of low alcohol and alcoholfree beer production. Journal of Food Engineering [online]. 2012, vol. 108, no. 4, pp. 493-506 [viewed 29 February 2024]. http://doi.org/10.1016/j.jfoodeng.2011.09.020. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260877411005140?via%3Dihub  

LEDLEY, A. J., ELIAS, R. J., and COCKBURN, D. W. Impact of mashing protocol on the formation of fermentable sugars from millet in gluten-free brewing. Food Chemistry [online]. 2023a, vol. 405, Part A, pp. 134758 [viewed 29 February 2024]. http://doi.org/10.1016/j.foodchem.2022.134758. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0308814622027200?via%3Dihub  

MORADO, R. Larousse da cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

SILVA, A.E., et al. Elaboration of beer with different alcoholic strengths through an artisanal process. Alimentos e Nutrição. 2009, vol. 20, pp. 369-374.

SZOLLOSi, A., et al. Production of low or nonalcoholic beer in microbial fuel cell. Food and Bioproducts Processing [online]. 2016, vol. 98, pp. 196-200 [viewed 29 February 2024]. http://doi.org/10.1016/j.fbp.2016.01.012. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0960308516000249?via%3Dihub 

Links externos

Brazilian Journal of Food Technology – BJFT: https://www.scielo.br/revistas/bjft/paboutj.htm

Brazilian Journal of Food Technology – BJFT: http://bjft.ital.sp.gov.br/

Brazilian Journal of Food Technology – Redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GERMER S.P.M. and NIGLIO, F.S.R. Técnica de maceração do malte inova o processo de produção de cervejas sem álcool [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/02/29/tecnica-de-maceracao-do-malte-inova-o-processo-de-producao-de-cervejas-sem-alcool/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation