Cigarros eletrônicos com vitaminas são peças publicitárias apelativas que podem prejudicar a saúde

Clara Rosa Guimarães, jornalista do periódico Cadernos de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo do periódico Cadernos de Saúde Pública.

A moda dos dispositivos eletrônicos para fumar tem sido um grande motor de debates e preocupações na área da Saúde Coletiva, em especial, ao tratar da saúde de jovens. Contrariando resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alguns produtos que simulam cigarros e afirmam conter vitaminas e nutrientes são comercializados. Após ver uma das peças publicitárias de um destes aparelhos, um pesquisador do Center for Tobacco Control Research and Education da Universidade da Califórnia detalhou seus componentes e checou a veracidade das funcionalidades.

Publicado no periódico Cadernos de Saúde Pública, o artigo Cigarros eletrônicos com vitaminas e nutrientes: onde o charlatanismo e tecnologia se encontram apresenta diversos pontos de preocupação no consumo do cigarro eletrônico da marca IZ Health, como a inalação por via respiratória e utilização de peças publicitárias apelativas para o público jovem.

A investigação de Andre Luiz Oliveira da Silva aponta como os produtos não indicam qualquer benefício para os usuários. “O anunciante do produto indica que estes produtos seriam seguros e benéficos à saúde. Entretanto, ao observarmos os componentes, constatamos que nenhuma das substâncias utilizadas possui testes de toxicidade inalatória”, conclui o autor.

Figura 1. Tipos de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) de acordo com a natureza da matriz utilizada.

O levantamento extenso das vitaminas utilizadas por diversos dispositivos eletrônicos da marca mostra a falta de estudos ou a ineficácia dos nutrientes que deveriam auxiliar em diferentes aspectos, como melhoria de desempenho atlético, relaxamento e rejuvenescimento.

O texto alerta ainda que a utilização em espaços públicos fechados pode prejudicar também a saúde das pessoas ao redor, além de ser outra infração às normas da Anvisa. O pesquisador aponta para a importância da produção de campanhas informativas que desmistifiquem a funcionalidade de dispositivos eletrônicos para fumar com vitaminas e nutrientes. Fazendo-se necessária, também, a responsabilização legal dos distribuidores destes produtos.

Para ler o artigo, acesse

SILVA, A.L.O. Cigarros eletrônicos com vitaminas e nutrientes: onde o charlatanismo e tecnologia se encontram. Cad. de Saúde Pública [online]. 2024, 40, vol. 1, e00024223 [viewed 01 March 2024]. https://doi.org/10.1590/0102-311XPT024223. Available from: https://www.scielo.br/j/csp/a/VynynhJBqRkpGr7jwk8nfTw/

Links externos

Cadernos de Saúde Pública – CSP: https://www.scielo.br/j/csp/

Cadernos de Saúde Pública – Site: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GUIMARÃES, C.R. Cigarros eletrônicos com vitaminas são peças publicitárias apelativas que podem prejudicar a saúde [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/03/01/cigarros-eletronicos-com-vitaminas-sao-pecas-publicitarias-apelativas-que-podem-prejudicar-a-saude/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation