Gisele Meinerz, médica nefrologista do Programa de Fellowship em Gestão Editorial, Sociedade Brasileira de Nefrologia, São Paulo, SP, Brasil.
O estudo brasileiro Déficit renal e fatores associados em crianças nascidas com baixo peso, realizado pela Dra. Marynéa Silva do Vale e colaboradores, avaliou o impacto do baixo peso ao nascer (BPN) na função renal. Contextualizando, cerca de 8.5% dos nascimentos anuais no Brasil são considerados de baixo peso, e existem evidências de que os fatores determinantes de baixo peso ao nascer estão associados a déficit de função renal na vida adulta.
Segundo a autora, os avanços técnico-científicos na neonatologia permitiram uma maior sobrevivência de recém-nascidos prematuros, e hoje estamos qualificando cada vez mais profissionais para o acompanhamento das sequelas relacionadas à prematuridade. A prematuridade, definida como nascimento antes de 37 semanas de gestação, é um desafio significativo em saúde pública, associada não apenas ao BPN, mas também a uma série de condições clínicas e epidemiológicas. Ambos, prematuridade e BPN, são considerados indicadores de desfechos adversos à saúde, incluindo o surgimento de doenças crônicas na idade adulta.
Neste contexto, há evidências de que os rins de bebês prematuros têm menor quantidade de néfrons, e podem desenvolver mecanismos compensatórios com hiperfiltração glomerular, impactando a função renal na idade adulta.
O estudo analisou 154 crianças de 6 meses a 6 anos de idade, que haviam nascido com peso inferior a 2.500g e estavam em acompanhamento ambulatorial especializado. Um terço das crianças apresentava alteração de função renal, uma prevalência bastante elevada, e com associação significativa com baixo peso ao nascer e uso de nefrotoxinas no período perinatal. “Estes achados reforçam a necessidade de avaliar a função renal destas crianças, especialmente aquelas que usam medicamentos nefrotóxicos e urge que os pediatras e neonatologistas estabeleçam protocolos nesse sentido”, afirma a autora.
Para ler o artigo, acesse
VALE, M.S., et al. Déficit renal e fatores associados em crianças nascidas com baixo peso. Braz. J. Nephrol. [online]. 2023, vol. 00, no. 00, pp. 00 [viewed 07 February 2024]. https://doi.org/10.1590/2175-8239-JBN-2022-0154pt. Available from: https://www.scielo.br/j/jbn/a/CjkPprQMtFGYCBgMQ3ds4Lc/
Links externos
Brazilian Journal of Nephrology – SciELO: www.scielo.br/jbn/
Brazilian Journal of Nephrology – BJN: https://www.bjnephrology.org/
Brazilian Journal of Nephrology – Redes Sociais: Twitter | Instagram
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários