Quais são os principais desafios nutricionais na saúde de idosos em tempos de pandemia da COVID-19?

Gilciane Ceolin, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Bruna Cunha Mendes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Jaqueline Schroeder, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

 

Recentemente, pesquisadoras da área da Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicaram o artigo “Desafios nutricionais na saúde de idosos em tempos de pandemia da COVID-19” da Revista de Nutrição de Campinas sobre os desafios nutricionais na saúde de idosos em tempos de pandemia da COVID-19. O estudo consistiu em uma busca na literatura nas principais bases de dados sobre a temática, considerando principalmente orientações de órgãos oficiais (Ministério da Saúde – Brasil, 2020) e exemplos de estratégia de outros países.

A partir dos documentos e estudos encontrados, discutimos os principais fatores biológicos e ambientais relacionados ao risco nutricional em idosos, como a insegurança socioeconômica, um fator que pode influenciar na aquisição de alimentos; a necessidade de apoio aos idosos nas tarefas e nas refeições diárias; as principais questões do processo do envelhecimento, como as alterações das necessidades fisiológicas, nutricionais e nos hábitos alimentares, entre outras mudanças.

Além disso, apresentamos o que está sendo realizado neste contexto de controle do contágio da COVID-19 para minimizar o risco nutricional entre os idosos, revisando algumas estratégias importantes. Como por exemplo: as principais recomendações alimentares para idosos e a sugestão do aconselhamento nutricional individual ou familiar sobre as escolhas alimentares para a manutenção do estado nutricional (Petretto DR, Pili R., 2020). O uso de televisão e chamadas de vídeo, atendimento remoto por nutricionistas e contato, mesmo que virtual, dos familiares com o idoso durante as refeições, uma vez que já foi demonstrado que refeições realizadas em companhia favorecem a qualidade da dieta, são outras estratégias abordadas. Além delas, táticas a nível mundial e governamental podem ser implementadas.

Imagem: CEOLIN, G. et al.

O envelhecimento saudável já é um grande desafio, no contexto atual com a COVD-19, se torna ainda mais evidente. Nutricionalmente, por causa da pandemia se cria um grande impacto nesta população. Os idoso devem ser priorizados na minimização da exposição ao risco nutricional e à COVID-19.

Referências

PETRETTO D. R. et al. Ageing and COVID-19: what is the role for elderly people? Geriatrics [online]. 2020, vol. 05, no. 02, pp. 25 [viewed 10 December 2020]. https://doi.org/10.3390/geriatrics5020025. Available from: https://www.mdpi.com/2308-3417/5/2/25

Recomendações de alimentação para pessoas idosas no Brasil durante a pandemia de Covid-19 [online]. Ministério da Saúde. 2020 [viewed 10 December 2020]. Available from: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/05/1096492/recomendacoes_alimentacao_pessoas_idosas_brasil_covid-19.pdf

Para ler o artigo, acesse

CEOLIN, G. et al. Nutritional challenges in older adults during the COVID-19 pandemic. Revista de Nutrição [online].  2020, vol. 33 [viewed 10 December 2020]. https://doi.org/10.1590/1678-9865202032e200174. Available from: http://ref.scielo.org/tmf559

Links externos

Revista de Nutrição – RN: https://www.scielo.br/rn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CEOLIN, G., MENDES, B. C. and SCHROEDER, J. Quais são os principais desafios nutricionais na saúde de idosos em tempos de pandemia da COVID-19? [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2020 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2020/12/14/quais-sao-os-principais-desafios-nutricionais-na-saude-de-idosos-em-tempos-de-pandemia-da-covid-19/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation