Uso da água na cultura do coqueiro pode ser mais eficiente durante seca com irrigação por déficit hídrico

Maria Luiza De Grandi, jornalista da revista Ciência Rural. Santa Maria, RS, Brasil.

Fábio Miranda, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Fortaleza, CE, Brasil.

Logo do periódico Ciência RuralO coco é uma das principais culturas da Região Nordeste do Brasil, tendo rendido aproximadamente 1.155 milhões de frutas em 2017. A água de coco possui inúmeros benefícios, entre eles a hidratação do corpo, reposição hidroeletrolítica e alívio de câimbras. O Nordeste brasileiro experimentou uma redução significativa na disponibilidade de água para irrigação, como resultado de vários anos de seca seguidos.

Uma alternativa que pode ser utilizada para aumentar a eficiência de uso da água na irrigação do coqueiro é a irrigação com déficit sustentado (SDI), na qual a irrigação é reduzida ao longo do ciclo da cultura. Pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), avaliaram os efeitos da irrigação com déficit sustentado sobre a produção e a qualidade da água de frutos do coqueiro Anão Verde.

O artigo Efeito da irrigação com déficit hídrico sustentado sobre a produtividade e qualidade da água dos frutos do coqueiro anão verde foi publicado na Ciência Rural (vol. 52, nº 11). O experimento foi realizado em um pomar comercial localizado em Camocim, Ceará, Brasil. As plantas, até então com quatro anos de idade, foram irrigadas por microaspersão, durante 29 meses, com diferentes lâminas de irrigação. Os frutos foram colhidos mensalmente, seis meses após a abertura das inflorescências e avaliados quanto ao número de frutos por planta, volume de água de coco por fruto e sólidos solúveis totais da água de coco.

Foto bem iluminada de um coqueiro com pelo menos 10 cocos na árvore e folhas bem largas. No chão, grama, terra e dois amontoados de cocos (aproximadamente uns 30 cocos).

Imagem: Fábio Miranda.

Os resultados apontaram que o uso da irrigação com déficit hídrico sustentado, em que é aplicada uma lâmina de água inferior à evapotranspiração potencial da cultura, reduziu a produtividade de frutos, o volume de água do fruto e a produtividade de água de coco por planta em relação à irrigação plena, em que as necessidades hídricas da cultura são totalmente repostas.

Por outro lado, a irrigação com déficit aumentou o teor de sólidos solúveis totais da água de coco e a eficiência de uso da água de irrigação, em termos do número de frutos e do volume de água de coco produzido por metro cúbico de água utilizada na irrigação. “Diante dos resultados, a irrigação com déficit não foi economicamente vantajosa em relação à irrigação plena, em virtude da pequena redução nos custos de produção em comparação à redução substancial da receita bruta, quando o coqueiro é irrigado com déficit”, explica o pesquisador Fábio Rodrigues de Miranda.

A pesquisa mostrou que, diferentemente de várias fruteiras irrigadas, irrigação com déficit reduz de forma significativa a produtividade do coqueiro anão e só se justifica economicamente em situações de restrição da oferta hídrica para a irrigação. “Os produtores e técnicos que trabalham com a cultura podem utilizar os resultados da pesquisa para a tomada de decisão no manejo da irrigação do coqueiro anão verde, com relação à quantidade de água a ser aplicada em situações de restrição de oferta hídrica para a irrigação”, conclui Miranda.

Referências

MOREIRA, C.G., et al. Efeito da irrigação com déficit sustentado e secagem parcial do sistema radicular em coqueiro-anão. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2022 [viewed 18 April 2023]. Available from: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1145483

Para ler o artigo, acese

ARAÚJO, B.A. Efeito da irrigação com déficit hídrico sustentado sobre a produtividade e qualidade da água dos frutos do coqueiro anão verde. Cienc. Rural [online]. 2022, vol. 52, no. 11, e20200674 [viewed 18 April 2023]. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20200674. Available from: https://www.scielo.br/j/cr/a/XdYQTrNcs768mpxPMgvfPQB/

Links externos

Ciência Rural – CR: https://www.scielo.br/cr/

Ciência Rural – site: http://coral.ufsm.br/ccr/cienciarural/

Redes Sociais: Twitter | Facebook | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GRANDI, M.L. and MIRANDA, F. Uso da água na cultura do coqueiro pode ser mais eficiente durante seca com irrigação por déficit hídrico [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/04/18/uso-da-agua-na-cultura-do-coqueiro-pode-ser-mais-eficiente-durante-seca-com-irrigacao-por-deficit-hidrico/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation