Correlações entre buscas na internet sobre narguilé e a prevalência de uso por jovens no Brasil

Taís Freire Galvão, editora associada da RESS, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Campinas, São Paulo, Brasil. 

Logo do periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde

O estudo O que o Google Trends tem a dizer sobre a proporção de usuários de narguilé na população brasileira?, publicado na Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS, investigou a relação entre buscas na internet e o uso de narguilé entre jovens no Brasil. A partir da ferramenta Google Trends, que revela a variação do interesse de internautas por termos buscados no Google, foi avaliado o volume relativo de buscas em cada estado brasileiro e sua correlação com as prevalências de uso de narguilé por adolescentes e jovens. 

Essas prevalências foram extraídas da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) e da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O estudo, conduzido por pesquisadores da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer (INCA), analisou as frequências de uso de narguilé na vida e nos últimos 30 dias segundo a PeNSE, e de uso atual de acordo com a PNS. Para permitir comparabilidade e utilizar as informações nacionais mais atualizadas sobre o uso de narguilé, todos os dados foram referentes ao ano 2019. Os autores calcularam a correlação entre o volume relativo de busca no Google por narguilé e a prevalência de uso de narguilé da PeNSE e da PNS por meio da correlação de Spearman (r).

Observou-se uma forta correlação entre as buscas no Google por narguilé e o uso na vida (r = 0,74) e no mês (r = 0,80), e correlação moderada com o uso atual (r= 0,51). O resultado foi consistente entre todos os estados brasileiros e indicam o potencial da ferramenta Google Trends em colaborar com o monitoramento de exposições de risco para a saúde, como o tabagismo entre adolescentes.

O monitoramento da epidemia do tabagismo ocorre no Brasil por meio de inquéritos oficiais periódicos que ajudam a traçar políticas de prevenção e controle. O acompanhamento de buscas na internet tem o potencial de contribuir na vigilância de fatores de risco importantes em saúde pública.

Semana Especial Epidemiologia e Serviços de Saúde 2024

Para ler o artigo, acesse

LIMA, F.L.T., MARTINS, L.F.L. and SZKLO, A.S. O que o Google Trends tem a dizer sobre a proporção de usuários de narguilé na população brasileira? Epidemiol. Serv. Saúde. [online]. 2023, vol. 32, no. 4, e2023708 [viewed 11 April 2024]. https://doi.org/10.1590/S2237-96222023000400004.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ress/a/HQtbfxg3fWcL89yzQZ9j3hm/ 

Links externos

Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS: https://www.scielo.br/ress

Epidemiologia e Serviços de Saúde – Site: http://ress.iec.gov.br/

Epidemiologia e Serviços de Saúde – Redes Sociais: Facebook | Twitter

Fernando Lopes Tavares de Lima – Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2393184721045180 

Taís Freire Galvão – Lattes: http://www.lattes.cnpq.br/1018878326925132

Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/observatorio-da-politica-nacional-de-controle-do-tabaco

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GALVÃO, T.F. Correlações entre buscas na internet sobre narguilé e a prevalência de uso por jovens no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/04/11/buscas-na-internet-e-uso-de-narguile-entre-jovens/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation