Gastos com internações por diabetes aumentaram no Brasil entre 2011 e 2019

Doroteia Aparecida Höfelmann, Editora Associada da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS, docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Logo do periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde

O artigo Tendência temporal e gastos das internações com diagnóstico principal por diabetes mellitus no Sistema Único de Saúde do Brasil, 2011 a 2019, publicado na Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (vol. 32, n. 4), analisou os gastos com internações por diabetes no Brasil no período de 2011 a 2019, segundo região, Unidades da Federação (UFs) e características das pessoas. 

O estudo foi idealizado por pesquisadores da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), e contou com pesquisadores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os autores empregaram as informações do Sistema de Informações Hospitalares, um sistema que visa agregar informações dos atendimentos provenientes de internações hospitalares que foram financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Itens para controle do diabetes dispostos em uma superfície branca, incluindo medidor de glicose, tiras de teste, seringa de insulina e dispositivo de punção.

Imagem: PxHere.

No período avaliado, foram registradas no país 1.239.574 internações com diagnóstico principal de diabetes, o que representa 1,2% do total de internações ocorridas no SUS.  Houve redução do número de internações na maioria das regiões do Brasil. Por outro lado, destaca-se o aumento das internações na população mais jovem e do tempo de internação. O gasto estimado foi superior a US$ 420 mil dólares, e com tendência de crescimento no período.

Pessoa fazendo teste de nível de glicose no sangue com um glicosímetro.

Imagem: PxHere.

O estudo alerta para o crescimento de hospitalizações de crianças e adolescentes, o que indica a necessidade de investir em ações preventivas e diagnóstico em tempo adequado. Os autores destacam que “o aumento do tempo de internação e custos relacionados indica cenário preocupante para o SUS e enfatiza a necessidade de melhorar o acesso e a qualidade da assistência, com foco na educação em diabetes, evitando-se complicações e hospitalizações”.

Semana Especial Epidemiologia e Serviços de Saúde 2024

Links externos

Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS: https://www.scielo.br/ress

Epidemiologia e Serviços de Saúde – Site: http://ress.iec.gov.br/

Epidemiologia e Serviços de Saúde – Redes Sociais: Facebook | Twitter

Universidade do Sul de Santa Catarina – Site: https://www.unisul.br/

Atlas de Diabetes da IDF (Federação Internacional de Diabetes): https://diabetesatlas.org/ 

Informações do Ministério da Saúde sobre o tratamento de Diabetes: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes/tratamento

Informações do Ministério da Saúde sobre tipos de Diabetes e fatores de risco: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes

Tratamento de Diabetes Tipo 2 no SUS: https://diretriz.diabetes.org.br/tratamento-do-diabetes-mellitus-tipo-2-no-sus/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

HÖFELMANN, D.A. Gastos com internações por diabetes aumentaram no Brasil entre 2011 e 2019 [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/04/12/gastos-com-internacoes-por-diabetes-aumentaram-no-brasil-entre-2011-e-2019/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation