O impacto do uso de extrato tanífero na dieta de bovinos e ovinos

Maria Luiza De Grandi, jornalista da revista Ciência Rural. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Henrique Ribeiro-Filho, professor associado à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Lages, Santa Catarina, Brasil. 

Logo do periódico Ciência Rural

As dietas manejadas durante a criação de gado leiteiro e ovelhas têm impactos na composição do leite produzido, principalmente no que se refere aos ácidos graxos. Nesse sentido, o uso de taninos condensados (CTs) em dietas de ruminantes tem sido proposto como uma ferramenta para trazer vantagens nutricionais e ambientais em sistemas pecuários (ALVES et al., 2017; KOZLOSKI et al., 2012). 

Buscando uma maior compreensão acercas dos CTs, pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC – Lages) e à Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora, Minas Gerais, avaliaram os efeitos do extrato tanífero de Acacia mearnsii, ou acácia negra, no perfil de ácidos graxos do leite de ovelhas e vacas leiteiras. O artigo Composição em ácidos graxos no leite de vacas e ovelhas suplementadas com extrato tanífero de acácia negra foi publicado na Ciência Rural (vol. 53, no. 12).  

Várias vacas pastando sobre um vasto campo gramado.

Imagem: Kamila Maciel Dias.

Para investigar a hipótese de que o extrato de tanino de A. mearnsii pode melhorar a composição de ácidos graxos do leite de ambas as espécies de ruminantes, 24 ovelhas e 30 vacas em lactação receberam dietas sem a inclusão do extrato tanífero de acácia ou com níveis de inclusão que variaram de 30 a 40 g/kg de alimento concentrado por um período de três meses. Na última semana de cada mês a produção individual de leite era registrada e amostras coletadas para determinação do perfil de ácidos graxos no leite.

De acordo com a pesquisa, os resultados apontam que a utilização de extrato tanífero de acácia negra como aditivo dietético para ruminantes melhora a qualidade nutricional da gordura do leite produzido por ovinos, sem qualquer efeito adverso ao desempenho animal ou à qualidade do leite produzido por bovinos. “O trabalho mostrou que o aditivo alimentar testado pode contribuir para a obtenção de um leite ovino com perfil de gordura de melhor qualidade nutricional para o consumo humano”, explica Henrique Ribeiro Filho, um dos autores da pesquisa. 

Várias ovelhas pastando sobre um vasto campo gramado.

Imagem: Kamila Maciel Dias.

Na prática, o extrato avaliado pode ser adquirido diretamente junto a empresas especializadas na sua produção e utilizado nas dietas de animais em lactação, possibilitando que o produto final tenha maior valor agregado em função da sua qualidade nutricional.O principal objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que ficou evidenciado que, para a melhoria da qualidade nutricional da gordura do leite, o produto tem maior potencial de utilização em sistemas de produção de leite ovino”, conclui o pesquisador.  

Referências

ALVES, T.P., et al. The effects of supplementing Acacia mearnsii tannin extract on dairy cow dry matter intake, milk production, and methane emission in a tropical pasture. Tropical Animal Health and Production [online]. 2017a, vol. 49, pp.1663–1668 [viewed 17 April 2024]. https://doi.org/10.1007/s11250-017-1374-9. Available from:  https://link.springer.com/article/10.1007/s11250-017-1374-9 

KOZLOSKI, G.V., et al. Intake, digestibility and nutrients supply to wethers fed ryegrass and intraruminally infused with levels of Acacia mearnsii tannin extract. Small Ruminant Research [online]. 2012, vol. 106, pp.125–130 [viewed 17 April 2024]. https://doi.org/10.1016/j.smallrumres.2012.06.005. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0921448812002477 

Links externos

Ciência Rural – CR: https://www.scielo.br/cr/

Ciência Rural – Site: http://coral.ufsm.br/ccr/cienciarural/

Ciência Rural – Redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GRANDI, M.L.G. and RIBEIRO-FILHO, H. O impacto do uso de extrato tanífero na dieta de bovinos e ovinos [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/04/17/uso-de-extrato-tanifero-na-dieta-de-bovinos-e-ovinos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation