O Brazilian Journal of Food Technology (BJFT) possui uma trajetória de 26 anos, consolidando-se como uma importante referência na disseminação de pesquisas relacionadas à ciência e tecnologia de alimentos. O periódico foi criado em 1998, sucedendo a publicação Coletânea do Instituto de Tecnologia de Alimentos, com a missão de promover o avanço do conhecimento técnico-científico da área, publicando estudos originais e relevantes, abrangendo desde a produção até a avaliação de alimentos.
Em 2011, o periódico foi indexado à rede SciELO, e em 2014, o SciELO Citation Index começou a operar, aumentando a presença do BJFT no índice bibliográfico e bibliométrico de referência internacional – o Web of Science (WoS). A partir de 2016, a publicação passou a ser eletrônica em fluxo contínuo e de acesso livre, permitindo que seu conteúdo fosse acessado gratuitamente em seu site, sem necessidade de inscrição.
Em 2022, o BJFT adotou as práticas da Ciência Aberta, proporcionando maior acessibilidade aos resultados de pesquisa e transparência nos dados. O periódico é reconhecido como B1 na área de ciências agrárias pelo sistema Qualis/CAPES, o que garante seu prestígio na comunidade acadêmica e científica.
A seguir, a linha do tempo detalhada da trajetória de mudanças e desafios do BJFT:
Ao longo de sua história, o BJFT publicou mais de 1200 artigos científicos, abordando uma ampla gama de temas relacionados à ciência e tecnologia de alimentos. Os principais tópicos cobertos incluem tecnologia de processamento de alimentos, segurança alimentar, desenvolvimento de novos produtos, sustentabilidade na produção de alimentos e nutrição (não clínica).
O foco em temas atuais e de impacto global, como o aproveitamento de resíduos agroindustriais e a inovação em técnicas de conservação, fortalece a contribuição do BJFT para o desenvolvimento sustentável da indústria alimentícia.
Para mostrar um pouco mais do trabalho que o periódico tem se dedicado, aceitamos, com muita honra, o convite para participar da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Press Releases. Desde que o periódico foi indexado à rede Scientific Eletronic Online Library (SciELO), temos nos dedicado incessantemente à otimização dos nossos processos editoriais, buscando contribuir com rigor e transparência, inovando sempre que vislumbramos um caminho de expansão e longevidade.
Entre os releases publicados na Semana Especial SciELO, destacamos inicialmente o artigo Perception of functional food consumption by adults: Is there any difference between generations?, apresentado no primeiro dia, abordando a confiança dos consumidores nos alimentos funcionais. O estudo reflete sobre o real entendimento dos consumidores sobre os benefícios da incorporação desses alimentos nas suas dietas, e se essa percepção difere entre diferentes faixas etárias. Avaliou-se, também, a influência de fatores tais como as condições de saúde e as situações socioeconômicas envolvidas.
No segundo dia da Semana Especial apresentaremos um press release e uma entrevista com um dos autores do artigo Lipid phase characterization and reformulation of chocolate spreads to reduce saturated fatty acids. Nesse estudo, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e do Instituto de Tecnologia de Alimentos avaliaram o uso de organogéis à base de óleo de girassol com alto teor de ácido oleico (OGAAO) em pastas de chocolate, em substituição às gorduras saturadas normalmente empregadas, resultando em produtos mais saudáveis e de alta qualidade.
No terceiro dia alocamos dois press releases interessantes que serão complementados com entrevistas aos autores. Um deles, referente a ao estudo Evaluation of a process for producing fermentable sugars from porva corn by Rhizopus oryzae conduzido por pesquisadores colombianos, sobre uma técnica desenvolvida para produção de açúcares fermentáveis a partir do milho Porva (Zea mays) utilizando o fungo Rhizopus oryzae. O estudo propõe uma alternativa à tradicional fase de malteação na produção da cerveja, resultando em um potencial avanço para a indústria de bebidas alcoólicas.
O segundo press release divulga o artigo Dietary fiber, polyphenols and sensory and technological acceptability in sliced bread made with mango peel flour. Rica em bioativos, a casca da manga compõe parte dos resíduos gerados na industrialização da fruta. O estudo avaliou a aplicação do subproduto, na forma desidratada, em formulações de pão. O aproveitamento mostrou-se promissor, resultando em um produto com altos teores de fibras e fenólicos, e com boa aceitação sensorial.
No quarto dia apresentaremos o estudo Antioxidant activity and bioactive compounds in ora-pro-nóbis flour (Pereskia aculeata Miller) sobre a planta ora-pro-nóbis. Conhecida popularmente como “carne dos pobres”, ela é rica em nutrientes, especialmente proteínas, e tem despertado crescente interesse como alternativa de consumo para veganos e vegetarianos, bem como devido ao baixo custo. Diferentes partes da planta foram analisadas no estudo, mostrando que os frutos se destacam pelos altos teores de fenólicos, os caules pela alta atividade antioxidante, e as folhas pelos altos teores proteicos.
No quinto e último dia apresentaremos o release baseado no artigo Food fortification potential of osmotic dehydration and the impact of osmo-combined techniques on bioactive component saturation in fruits and vegetables. O artigo se baseia na premissa de que frutas e hortaliças podem ser fortificadas com compostos funcionais através da desidratação osmótica. A técnica normalmente é aplicada como uma secagem preliminar, porém pode ser associada a um processo de enriquecimento das matérias-primas com nutrientes, tais como minerais, fibras e probióticos. Os produtos resultantes oferecem benefícios à saúde e apresentam alta qualidade.
Para concluir a nossa Semana Especial, vamos lançar o podcast “Perspectivas futuras do periódico Brazilian Journal of Food Technology“, conduzido pela nossa Editora-Chefe, Claire I.G.L. Sarantópoulos, juntamente com a coordenadora de comunicação do periódico, Fabiana Sabadini Rezende Niglio, que debaterão o futuro do periódico. O BJFT é publicado exclusivamente online, garantindo maior alcance e facilidade de acesso para pesquisadores e profissionais de todo o mundo.
Com estratégias voltadas para a internacionalização, o periódico investe na publicação de artigos em inglês e no fortalecimento de parcerias com instituições internacionais. Outro pilar importante é a profissionalização do periódico, que adota práticas editoriais eficientes, incluindo revisão por pares de alto nível e uma presença consolidada nas redes sociais e plataformas digitais, como SciELO em Perspectiva e mídias sociais.
Esse esforço tem contribuído para o aumento da visibilidade do BJFT no cenário científico global. Assista no vídeo abaixo os desafios e as principais estratégias do periódico para alcançar profissionalização, visibilidade e internacionalização.
Divulgamos aqui o site do periódico Brazilian Journal of Food Technology (www.bjft.ital.sp.gov.br) e convidamos vocês a acompanhar as novidades do periódico através dos nossos canais de comunicação científica (Facebook | Twitter | Instagram) (link).
A seguir, assista aos vídeos com a atual editora-chefe, a Profa. Claire Sarantópoulos, e com o primeiro editor-chefe, o Prof Neslon Beraquet:
Para ler os artigos, acesse
ALBA, D.M.R. and PINEDA, G.A.C. Evaluation of a process for producing fermentable sugars from porva corn by Rhizopus oryzae. Braz. J. Food Technol. [online]. 2024, vol. 27, e2023137 [viewed 4 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1981-6723.13723. Available from: https://www.scielo.br/j/bjft/a/P5GWKzpJthFK4nnbYdTHRnD
CHAVES, K.F., et al. Lipid phase characterization and reformulation of chocolate spreads to reduce saturated fatty acids. Braz. J. Food Technol. [online]. 2024, vol. 27, e2023085 [viewed 4 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1981-6723.08523. Available from: https://www.scielo.br/j/bjft/a/D7mKSt9hSZB4bpCzKrDMMGD
CIRÍACO, A.C.A., MENDES, R.M. and CARVALHO, V.S. Antioxidant activity and bioactive compounds in ora-pro-nóbis flour (Pereskia aculeata Miller). Braz. J. Food Technol. [online]. 2024, vol. 27, e2022054 [viewed 4 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1981-6723.05422. Available from: https://www.scielo.br/j/bjft/a/6kkzmMkRBhPZJdLXR55ksWs/
HANEEF, N., et al. Food fortification potential of osmotic dehydration and the impact of osmo-combined techniques on bioactive component saturation in fruits and vegetables. Braz. J. Food Technol. [online]. 2024, vol. 27, e2023028 [viewed 4 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1981-6723.02823. Available from: https://www.scielo.br/j/bjft/a/97TSyh7Vyp5MMQcPy6M9Yts/
MORENO-ROJO, C., et al. Dietary fiber, polyphenols and sensory and technological acceptability in sliced bread made with mango peel flour. Braz. J. Food Technol. [online]. 2024, vol. 27, e2023073 [viewed 4 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1981-6723.07323. Available from: https://www.scielo.br/j/bjft/a/pqHh3Ns348QYSxMd8hPr5Hb
SAFRAID, G.F., et al. Perception of functional food consumption by adults: Is there any difference between generations? Braz. J. Food Technol. [online]. 2024, vol. 27, e2023095 [viewed 4 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1981-6723.09523. Available from: https://www.scielo.br/j/bjft/a/GGcyLWTMvdXZcBW6KCKqLfQ/
Links externos
Brazilian Journal of Food Technology – BJFT: https://www.scielo.br/bjft
Brazilian Journal of Food Technology – BJFT: http://bjft.ital.sp.gov.br/
Brazilian Journal of Food Technology – Redes sociais: Facebook | X | Instagram
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários